Autogestão da Vida Pessoal

 

 

Num mundo que nos estimula a ficarmos dependentes de tantas coisas, seja pela propaganda massiva de novidades tecnológicas e comodidades, seja pela crença em falsos conceitos, resultante de uma escola que homogeneíza e prepara o individuo apenas para o mercado, a idéia de autogestão é um verdadeiro oásis, uma visão alternativa.

A expressão autogestão vem sendo utilizada e é mais conhecida nos estudos de economia solidária, visando o gerenciamento de um negócio, um empreendimento, pelos próprios integrantes do mesmo, como por exemplo, numa cooperativa. O que implica em redução de custos, autonomia e independência.

Aplicando-se esse conceito a vida pessoal, a autogestão implica em obter-se o melhor de si mesmo, mediante a percepção e a utilização dos recursos pessoais em todas as dimensões da vida. Isto é, ser o mestre do seu destino.

Nesse sentido, se poderia dizer que para a compreensão do conceito de autogestão em relação à vida pessoal, é necessária uma verdadeira tomada de consciência do poder que individualmente todos têm, mas que o entregamos a terceiros para decidirem o que devemos ser, ter, fazer, consumir, etc.

Curiosamente, o nosso mecanismo biológico é pródigo em nos mostrar essa evidência, funcionando de modo  inteligente e integrado com todos os sistemas do corpo, mas parece que até isso nos passa despercebido, porque   é automático e pouco perceptível para maus observadores.

Se temos interesse em obter o melhor para nossa vida em todas as suas dimensões, cabe a cada um de nós assumir a responsabilidade e reiniciarmos a jornada em outro nível de consciência. Nível esse, que exige de nós uma nova postura mental e sobretudo, a realização de um projeto de vida.

Desse modo, temos aplicado o conceito de autogestão para a vida pessoal, considerando-a em todas as suas dimensões: física, psíquica, temporal, social, profissional e econômica. Cada uma delas abrangendo e englobando um conjunto que envolve a saúde, a alma, o tempo, os relacionamentos, as habilidades e aptidões e a economia pessoal.

Portanto, o que se propõe é a utilização das técnicas de gestão  para administração da vida pessoal e a aplicação de teste de personalidade, visando maximizar os resultados dos esforços empregados para atingir objetivos e metas, e por que não para a realização de sonhos.

Luiz Fernando Martins – Auditor Federal (aposentado), Consultor em RH, com especialização em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise; Diretor da Clínica Personal.

 

 


Horário de atendimento: de segunda a sexta das 8 às 20h30 |  Sábados das 08h às 12h.
Rua Rockfeller, 152 - Sobreloja - Curitiba, PR - Fones: (41) 3223-0468 / 3222-9433


Web Design Analogias.2011.